Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Institutos europeus prevêem abrandamento na recuperação económica europeia

Os institutos Ifo da Alemanha, o italiano Isae e o francês Insee prevêem um “abrandamento” no crescimento do PIB europeu devido, entre outras razões, à queda no consumo privado e no investimento das empresas.

06 de Outubro de 2010 às 15:48
  • ...
Num comunicado conjunto, os três institutos de pesquisa económica dão a conhecer previsões de um “abrandamento” no crescimento dos Produtos Internos Brutos da Zona Euro.

No terceiro trimestre de 2010, o PIB dos 16 países que compõem a Zona Euro terá crescido 0,4% depois de ter aumentado 1% no trimestre imediatamente anterior, revelam os três institutos em comunicado citado pela Bloomberg.

O Ifo, o Isae e o Insee estimam que o crescimento económico para a Zona Euro quedar-se-á nos 0,3% no último trimestre de 2010, com um recuo para os 0,2% no início de 2011.

As razões de este abrandamento no crescimento do PIB europeu estarão, segundo os três institutos, na “queda do consumo privado” a par da “fragilidade do mercado de trabalho” que continuarão a comprometer o crescimento económico europeu.

O corte no investimento por parte das empresas e a queda na procura das exportações europeias são, inclusive, responsáveis por este abrandamento, segundo os três institutos europeus.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio