Notícia
Inflação na Alemanha abranda para 1,1% em Novembro
A taxa de inflação na Alemanha baixou inesperadamente para 1,1% em Novembro, dando mais motivos ao Banco Central Europeu para baixar as taxas de juro da Zona Euro na próxima reunião de 5 de Dezembro.
O índice de preços no consumidor na Alemanha subiu 1,1% face ao período homólogo, enquanto contra o mês anterior os preços baixaram 0,4%, na maior queda desde 1991, segundo os dados preliminares anunciados hoje pelo instituto de estatística alemão.
Os analistas estimavam que a inflação acelerasse para 1,4% este mês, depois de em Outubro a inflação ter ascendido a 1,3%.
A Alemanha é a maior economia da Zona Euro, pelo que os economistas esperam agora que a inflação de Novembro nos 12 países que utilizam o euro também desça em Novembro.
Esta queda dá nova «folga» ao BCE para baixar as taxas de juro da Zona Euro para 3% na próxima reunião de 5 de Dezembro.
O BCE tem como meta manter a inflação abaixo dos 2% na Zona Euro, mas para reanimar a economia deverá anunciar um corte de juros na próxima reunião.