Notícia
Inflação acelera para 3,1% em maio
A taxa é superior em 0,9 pontos em relação ao mês anterior, o que está associado ao efeito base. É que em maio de 2023 os preços recuaram devido ao IVA Zero.
Os preços aceleraram para 3,1% em maio, face a período homólogo, mais 0,9 pontos percentuais do que no mês anterior, de acordo com a estimativa provisória do INE.
Explica o INE que a aceleração "resulta essencialmente do efeito de base associado à redução mensal dos preços registada em maio de 2023 (-0,7%)", que ocorreu "no seguimento da isenção de IVA num conjunto de bens alimentares essenciais".
O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) também terá acelererado com uma variação de 2,7% (2% no mês anterior).
O índice sobre produtos energéticos abrandou para 7,8% (7,9% no mês anterior) enquanto o dos produtos alimentares não transformados aumentou 2,6% (quando em abril a variação foi nula).
Em relação ao mês anterior, os preços aumentaram 0,2%, menos do que nos meses anteriores (0,5% em abril).
A inflação média dos últimos doze meses situa-se agora nos 2,6%, não se tendo alterado face a abril.
ma-se uma variação média nos últimos doze meses de 2,6% (valor idêntico ao do mês anterior). Já o IHCP, que é habitualmente usado para comparações internacionais, subiu 3,9% em Portugal (acelerando face aos 2,3% de abril).
Os dados definitivos serão confirmados no dia 14 de junho.
Notícia atualizada às 10:01 com mais informação.