Notícia
Índice de preços no consumidor aumenta 0,1% nos EUA
O IPC aumentou 0,1% no mês de Agosto nos EUA, face a Julho, exactamente o que os economistas previam. A taxa subjacente, que exclui produtos alimentares e energéticos, aumentou 0,1%, pelo terceiro mês consecutivo.
O Índice de Preços no Consumido (IPC) aumentou 0,1% no mês de Agosto nos EUA, face a Julho, exactamente o que os economistas previam. A taxa subjacente, que exclui produtos alimentares e energéticos, aumentou 0,1%, pelo terceiro mês consecutivo, anunciou hoje o Departamento do Trabalho daquele país.
Em informação hoje divulgada, o governo da maior economia mundial afirma que o crescimento de 0,1% registado em Agosto do IPC norte-americano contrasta com uma queda de 0,1% em Julho.
Os economistas consultados pela Bloomberg aguardavam uma subida de 0,1% do IPC no período em análise, face a Julho, e que a taxa subjacente aumentasse 0,2%.
A taxa de inflação ficou assim 2,7% acima de Agosto de 2003, depois de ter avançado para 3% em Julho passado, face a igual período do ano transacto.
A taxa de inflação subjacente foi de 1,7%, face a uma variação homóloga de 1,8% em Julho.
Até ao final de Agosto, os preços no consumo norte-americano aumentaram a uma taxa anual de 3,7%, o que compara com uma variação de 2,4% há um ano.