Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Impacto do turismo no PIB deveria ser menor, defende Miranda Sarmento

O ministro das Finanças acredita que o país deve apostar mais na inovação. Sobre a Web Summit, assegura que o Governo tudo fará para que o evento se mantenha em Lisboa.

Miguel A. Lopes / Lusa
  • ...

O ministro das Finanças acredita que o turismo deve ter um impacto menor no PIB português. À conversa na Web Summit, esta quinta-feira, Joaquim Miranda Sarmento explica que, devido à localização do país, os serviços sustentam grande parte da riqueza nacional. 

"Portugal tem uma fraca localização", indica o Ministro. "Por isso os serviços ocupam uma grande parte do PIB, em particular o turismo", disse frisando que esse impacto até devia ser menor. O foco, acredita, deve estar na inovação. "As exportações já ocupam 50% do PIB nacional e isso deve-se à tecnologia".

Miranda Sarmento recordou as medidas que o Governo português tem para atrair inovação - captar talento, baixar impostos para as empresas e reduzir a burocracia - e garantiu que o executivo de Luís Montenegro está a trabalhar para manter a Web Summit na capital para lá da data acordada, em 2028.

"A Web Summit tem sido muito importante para o desenvolvimento do país. Faremos o que pudermos para a manter em Lisboa e para expandir ainda mais o potencial do evento", assegurou.

O ministro das Finanças falou também do mais recente relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI), lembrando que foi bastante positivo para o país, apesar dos riscos no campo internacional. "Tudo o que acontece lá fora afeta a nossa economia. Ainda assim, as previsões do FMI para o crescimento país este ano foram muito boas: 2,3%, acima das expetativas do Governo".

Miranda Sarmento garantiu que as contas estão equilibradas e que Portugal vai continuar a crescer nos próximos anos.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio