Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Hospitais e centros de saúde terão de prestar contas todos os meses

Controlar a despesa e assegurar a sustentabilidade do SNS são os principais objectivos do ministro Paulo Macedo que apresenta hoje as primeiras medidas para o sector.

26 de Julho de 2011 às 00:01
  • 1
  • ...
Hospitais, centros de saúde e outras instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) vão passar a divulgar mensalmente indicadores de gestão de desempenho. A medida, que visa "controlar a despesa" do SNS e "assegurar a sua sustentabilidade", será hoje anunciada pelo ministro da Saúde, Paulo Macedo.

Entre os indicadores que terão que ser divulgados com regularidade mensal constam: indicadores de qualidade de serviço (taxas de re-internamento nos primeiros cinco dias), rácio entre consultas externas e urgências e desempenho económico-financeiro.

Dentro do indicador de desempenho económico, os hospitais e centros de saúde terão que discriminar "as taxas de poupança em algumas rubricas", adiantou ao Negócios fonte oficial do Ministério da Saúde.

Esta é apenas uma das medidas que o ministro da Saúde, que fará hoje a sua primeira intervenção pública em Viana do Castelo, irá apresentar.

De visita à Unidade Local de Saúde do Alto Minho (que agrega dois hospitais e 13 centros de saúde), Paulo Macedo irá dar a visão e as prioridades do Governo para a Saúde e apresentar medidas de "combate à fraude".

De lembrar que o anterior secretário de Estado, Óscar Gaspar, disse, na sua última intervenção enquanto governante, que um dos grandes problemas do Ministério da Saúde era não ter informação atempada por parte dos hospitais e outras instituições.

Ver comentários
Saber mais Hospitais centros de saúde Paulo Macedo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio