Notícia
Herman van Rompuy: "Saída limpa" de Portugal "mostra confiança no futuro"
É um "bom dia" para um "Portugal forte numa Europa forte", afirmou o presidente do Conselho Europeu após ser conhecido que o Governo optou por sair do programa de ajuda financeira sem recorrer a um programa cautelar.
"Confiança no futuro". Foi desta forma que o presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, classificou o anúncio de que Portugal vai sair do memorando de entendimento da troika sem recurso a programa cautelar.
Numa declaração publicada esta segunda-feira, 5 de Maio, via Twitter, o responsável europeu afirmou ainda que hoje é um "bom dia" para um "Portugal forte numa Europa forte".
Horas antes, o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, saudou o anúncio a decisão de Portugal, destacando que "a confiança dos mercados financeiros está de volta". "Portugal conseguiu, de maneira espectacular, financiar-se de novo independentemente”, referiu, numa declaração escrita publicada pelo seu ministério.
Ontem, 4 de Maio, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, anunciou que o país não irá pedir às autoridades europeias um programa cautelar, optando por uma estratégia de saída sem rede, directamente para os mercados, mais conhecida como "saída limpa" ou "à irlandesa".