Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque

Há 19 anos era assim

Entre o ano de estreia do Negócios em edição diária em papel e os dias que hoje vivemos, muita tinta correu na economia nacional e mundial, mas pouco parece ter efetivamente mudado. Se há 19 anos vivíamos uma crise económica que obrigava a medidas de ajustamento orçamental, em 2022 enfrentamos uma nova crise económica ainda que a atividade continue a dar sinais de crescimento. A inflação e os juros eram temas dominantes, num ano em que o BCE conheceu nova liderança. O TGV era prioritário sem nunca ter avançado. E as telecomunicações temiam a mudança como hoje criticam o 5G.
Negócios 30 de Maio de 2022 às 22:45

Estávamos em abril de 2003, o Negócios publicava-se ainda na sua edição semanal em papel e o tema dominante era a crise económica. Quase um mês antes do início da aventura diária do Negócios em papel, o então semanário dava conta das preocupações de Jorge Sampaio em torno dos dados económicos: o endividamento externo tinha duplicado nos últimos quatro anos e o desemprego devia disparar nos dois anos seguintes, de acordo com as previsões de Bruxelas. O Presidente chamava a Belém os mais relevantes economistas, como Silva Lopes, Teodora Cardoso, Miguel Beleza, Vítor Bento ou João Ferreira do Amaral.

O forte abrandamento da economia em meados de 2002 atirou a economia portuguesa para a primeira recessão da era do euro. Segundo o Observatório das Crises da Fundação Francisco Manuel dos Santos, “a queda da economia entre 2002 e 2003 foi relativamente profunda, registando-se uma diferença máxima de 2,9% no PIB real per capita”. “O valor máximo deste ciclo económico foi atingido no primeiro trimestre de 2002. O valor mais baixo ocorreu mais de um ano depois, no segundo trimestre de 2003.”

Era esta a conjuntura quando a primeira edição diária do Negócios em papel foi para as bancas. Dezanove anos volvidos, a economia está mais equilibrada, mas o país continua a mergulhar de crise em crise.

Ver comentários
Saber mais Silva Lopes Teodora Cardoso Jorge Sampaio Bruxelas Miguel Beleza Vítor Bento João Ferreira do Amaral política conjuntura
Outras Notícias
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Capa do Jornal
Publicidade
C•Studio