Notícia
Grécia vai cobrir 94% do aumento do preço da energia doméstica em setembro
Os subsídios, financiados pelo orçamento, fundo de transição e um novo imposto aos produtores, vão suprir quase 100% das subidas nas famílias pobres.
A Grécia vai cobrir grande parte das subidas do custo da energia doméstica no país, gastando quase dois mil milhões de euros para o fazer já em setembro.
De acordo com a Bloomberg, o estado planeia subsidiar 94% do aumento das contas de energia para a maioria das famílias na Grécia no próximo mês, com os mais pobres a receber quase 100% de apoio face às subidas. As pequenas e médias empresas terão 89% do aumento coberto, e os agricultores até 90%.
O sistema de subsídios, que já estava em curso mas aumenta agora a cobertura, é financiado pelo orçamento nacional, por um fundo especial de transição energética e, desde o passado mês de julho, por um imposto sobre os produtores de energia.
De acordo com o governo grego, citado pela agência, o mecanismo para tributar a receita excedente dos produtores já terá beneficiado os consumidores em cerca de mil milhões de euros.