Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Grécia vai ganhar mais quatro anos e meio para pagar ajuda financeira

O prazo de três anos dado à Grécia para pagar o apoio financeiro europeu e do FMI, que era de três anos, vai passar para os sete anos e meio concedidos à Irlanda.

29 de Novembro de 2010 às 01:19
  • ...
O apoio financeiro europeu e do FMI à Irlanda no montante de 67,5 mil milhões de euros tem um prazo de pagamento de sete anos e meio. A ajuda de 110 mil milhões de euros concedida à Grécia foi acordada para três anos. Os líderes europeus já concordaram que a maturidade dos empréstimos concedidos aos gregos têm de convergir para os da Irlanda.

Na conferência de imprensa após a reunião extraordinária dos ministros das Finanças da União Europeia, que decorreu domingo em Bruxelas, o comissário euro para os assuntos económicos e monetários referiu que a maturidade do empréstimo à Grécia teria de ser revista.

Em declarações citadas pela agência noticiosa Bloomberg, Olli Renh afirmou que esta mudança “matará quaisquer dúvidas que ainda subsistam sobre a capacidade de a Grécia pagar a ajuda financeira”. E acrescentou que esta medida ajudará a garantir a sustentabilidade financeira da Grécia.

O alargamento do prazo de pagamento terá agora de passar por conversações com o governo grego.

Em Outubro, recorda a Bloomberg, o presidente do FMI Dominique Strauss-Khan, disse que o Fundo estava disponível para alargar o prazo de pagamento à Grécia. O governo alemão reagiu contra essa possibilidade, dizendo que não era a favor do alargamento dos prazos de pagamento dos empréstimos de emergência concedidos à Grécia.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio