Notícia
Governo viabiliza mais dinheiro para fardas
Polícias vão receber mais 25 euros por mês para fardamento. Medida é aprovada um dia antes de GNR e PSP saírem às ruas.
O Conselho de Ministros aprovou esta quarta-feira o reforço do subsídio de fardamento para a GNR e a PSP, um dia antes de as forças policiais saírem à rua para mais uma marcha de protestos contra a degradação das condições de trabalho.
A duplicação do subsídio de fardamento foi acordada há cerca de duas semanas entre o Ministério da Administração Interna (MAI) e alguns sindicatos do sector, tendo sido formalizada esta quarta-feira pelo Governo, na reunião antecipada do Conselho de Ministros.
Tal como o Negócios relatou na altura, os profissionais da Polícia de Segurança Pública (PSP) e da Guarda Nacional Republicana (GNR) vão passar a receber 50 euros de subsídio para pagar as fardas, contra os 25 euros actuais. O reforço monetário será feito com retroactivos a Janeiro mas tal não foi suficiente para controlar a insatisfação. O comunicado do Conselho de Ministros já tornado público explicita, entretanto, que de 2015 em diante este subsídio será actualizado "em função dos meios financeiros disponíveis e da variação previsível do índice dos preços no consumidor".
PSP, GNR, pessoal da ASAE, guardas prisionais e polícia marítima vão desfilar a 6 de Março até á Assembleia da República em protesto contra os cortes salariais e a deterioração das condições de trabalho. A última manifestação foi a 21 de Novembro.