Notícia
Governo vai voltar a fazer colocações privadas de dívida
Teixeira dos Santos confirmou que o Governo vai voltar a promover operações de "private placement" (colocação privada) de dívida soberana. O ministro das Finanças não revelou, no entanto, quem são os compradores.
12 de Janeiro de 2011 às 13:13

"Continuaremos a realizar estas operações", afirmou Teixeira dos Santos, sem revelar, no entanto, quem são as respectivas contrapartes.
O responsável da pasta das Finanças sublinhou apenas que a estratégia seguida pelo Governo tem como objectivo "diversificar a base de investidores".
No entanto, em entrevista recente à Reuters, Carlos Pina adiantou que Portugal tem "sentido receptividade" entre os responsáveis da China e que esta é uma "relação que quer intensificar”, vincando: "pelo que não ficamos surpreendidos com a presença acrescida de instituições financeiras chinesas no nosso mercado de dívida pública".
Durante a visita oficial do presidente chinês a Portugal, Hu Jintao afirmou que a China irá apoiar os esforços de Portugal para lidar com a crise financeira mundial, mas evitou comprometer-se publicamente com a compra de dívida soberana de Portugal.