Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo conta com duas medalhas nos Jogos Olímpicos

Em entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, diz acreditar que há vários atletas com "condições para se superar".

Bruno Simão
05 de Agosto de 2016 às 10:13
  • 8
  • ...

"Acreditamos que os nossos atletas possam superar os seus resultados médios e sonhar em chegar ao pódio. Temos atletas no ténis de mesa, no taekwondo, no judo, na canoagem, que nos têm habituado a grande resultados", afirma esta sexta-feira, 5 de Agosto, o Ministro da Educação, numa entrevista ao Diário e Notícias e à TSF.

 

Tiago Brandão Rodrigues refere vários exemplos: "Há o João Costa [tiro] que nos habituou a resultados de muito relevo, depois há o atletismo, a marcha, as modalidades técnicas. O próprio Nelson Évora que num bom dia pode ser o melhor do mundo".

 

No dia em que arrancam os jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, com a cerimónia de abertura marcada para as oito da noite, hora local (23:00 em Lisboa), o ministro diz-se confiante e lamenta que Portugal não tenha uma equipa de futebol mais robusta no Rio. Afirma que o Governo acompanhou oprocesso de convocação dos jogadores, mas afirma que o governo não pode ter "uma intervenção mais activa", até porque "os clubes são instituições privadas". "Portugal tinha nestes jogos uma oportunidade única no futebol", afirma, sendo que a selecção portuguesa venceu ontem a Argentina, por duas bolas a zero.

 

O contrato-programa celebrado para este ciclo olímpico prevê que 25% dos atletas de nível 1 atinjam uma medalha, o que aponta para que o País regresse com pelo menos duas medalhas, já que há 11 atletas englobados nesse nível. Tiago Brandão Rodrigues acredita nisso e afirma: "É expectável que tenhamos expectativas de chegar longe, inclusivamente a essas duas medalhas".

 

O ministro, que foi adido olímpico da comitiva portuguesa nos jogos de Londres de 2012, recorda essa sua experiência, nomeadamente a criação de "uma área de lazer na Aldeia Olímpica, que costuma ser um sítio frio", colocando "nos quartos imagens grandes dos atletas" e fomentando "dinâmicas pré-jogos para que os atletas se pudessem conhecer e oleassem relações". Seis anos depois, é como Ministro da Educação que Tiago Brandão Rodrigues regressa aos Jogos.

 

Na cerimónia de abertura desta sexta-feira, no Rio de Janeiro, o porta estandarte de Portugal será o madeirense João rodrigues, que esteve pela primeira vez em Barcelona, em 1992, e soma assim a sua sétima presença nas olimpíadas.

 

O site oficial dos Jogos Olímpicos do Rio vai actualizando todos os detalhes sobre a cerimónia de abertura.

 

 

Ver comentários
Saber mais Tiago Brandão Rodrigues Jogos Olímpicos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio