Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo aprova abordagem europeia da questão energética

O Governo português aprova uma abordagem europeia da questão energética, disse José Sócrates na conferência sobre energia organizada pelo "Diário de Notícias". O primeiro-ministro diz que o sistema energético europeu tem duas características que é urgente

  • ...

O Governo português aprova uma abordagem europeia da questão energética, disse José Sócrates na conferência sobre energia organizada pelo "Diário de Notícias". O primeiro-ministro diz que o sistema energético europeu tem duas características que é urgente mudar, a quase bipolaridade na produção e a afunilidade no fornecimento.

José Sócrates considera que o sistema energético europeu é quase bipolar na produção uma vez que mais de 50% da produção é assegurada pela EDF e a Suez Gas de France, eléctricas francesas, e a Éon, alemã.

Além disso, o primeiro ministro aponta ainda para a "afunilidade no fornecimento de energia" com "a deslocação do centro de gravidade para leste que aumenta a dependência da Rússia".

Estes dois factores são para mudar, disse José Sócrates, acrescentando que a boa alternativa ao modelo bipolar não é "um modelo atomístico mas sim um modelo multipolar."

"Um modelo atomístico, de mercados nacionais protegidos e com intervenções administrativas, assim como os quadros regulatórios dependentes do poder político são um erro", disse o primeiro ministro.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio