Notícia
Governo apresenta alternativas às propostas da Comissão Europeia para Política Agrícola Comum
O ministro da Agricultura, Sevinate Pinto, disse, após reunião de Conselho de Ministros, que o Governo irá apresentar novas propostas no âmbito da Política Agrícola Comum (PAC) e da Política Comum de Pescas (PCP) à Comissão Europeia.
Sevinate Pinto disse aos jornalistas que «os conteúdos das nossas críticas foram compreendidas pelo Comissário Frank Fischler», aquando da sua visita ontem a Portugal para a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito e do Crédito Agrícola de Portugal.
Os agricultores «defendem a modelação das ajudas directas», uma vez que «as modelações cegas tratam de modo igual o que não é igual e isso trás o acentuar das distorções» afirmou o ministro da Agricultura.
O Governo quer prover «o desligamento das ajudas e da forma de cálculo», salientou Sevinate Pinto (na foto), dizendo ainda que «precisamos de produzir melhor» e para isso não é necessário que os cálculos não sejam realizados com efeito sob elementos históricos.
O mesmo responsável afirmou que «as reformas (apresentadas pela Comissão Europeia) não servem os interesses de Portugal».
O ministro da Agricultura concluiu que a visita do comissário europeu, Franz Fishler foi «positiva», abrindo assim as portas para as negociações, sendo que dez Estados membros da União Europeia também estão descontentes com as propostas.