Notícia
FESAP quer aumentos de 4% nos salários e pensões para Função Pública
A Frente Sindical da Administração Pública (FESAP) pretende aumentos, no próximo ano, de 4% nos salários e nas pensões da Função Pública, anunciou o sindicato que estará, esta tarde, reunido com Ferreira Leite, ministra das Finanças para apresentar este c
A Frente Sindical da Administração Pública (FESAP) pretende aumentos, no próximo ano, de 4% nos salários e nas pensões da Função Pública, anunciou o sindicato que estará, esta tarde, reunido com Ferreira Leite, ministra das Finanças para apresentar este caderno reivindicativo.
Além do aumento de salários de 4%, o sindicato quer « aumento de 4% com efeitos a partir de 1 de Janeiro de 2004 a todos os aposentados independentemente do ano e valor de pensões de aposentação», destaca o caderno que hoje Ferreira Leite vai conhecer.
As pensões de sobrevivência devem ser recalculadas a 60% do valor que deu origem, em vez dos actuais 50%, avança a mesma fonte.
A FESAP realça que os subsídios de alimentação devem apresentar uma «actualização do valor para 4,5 euros a partir de 1 de Janeiro de 2004».
No que diz respeito à saúde, a FESAP sugere que seja «feita a reformulação das comparticipações por forma a harmonizar a ADSE, a ADMA, a ADME e outras congéneres».
Em 2003, a FESAP lembra que «não aceitou a política salarial do Governo, que resultou num aumento de 1,5% para os trabalhadores que auferissem até 1000 euros», acrescentando que «em 2003 houve uma perda real do poder de compra dos trabalhadores da Administração Pública».
O Orçamento do Estado para 2004, que especifica os custos com pessoal do Estado no próximo ano, será, amanhã, aprovado em Conselho de Ministros. A ministra das Finanças, entregará, na quarta-feira, o diploma na Assembleia da República.