A carregar o vídeo ...
Em direto Portugal Inspirador

Agricultura em debate em Évora

Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

FEEF pode vir a participar no "perdão" de dívida da Grécia

Um alto responsável do FEEF classificou como "provável" a participação do Fundo no "haircut" à dívida helénica. Ainda assim, para já, não é claro em que moldes esta participação poderá ocorrer.

08 de Fevereiro de 2012 às 12:39
  • 1
  • ...
Depois do BCE, o FEEF. O director financeiro do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF) reconheceu esta quarta-feira que o fundo de socorro aos países do euro pode vir a participar no “haircut” à dívida da Grécia.

Em Londres, citado pela Bloomberg, Christophe Frankel, considerou como “provável” a participação da instituição liderada por Klaus Regling no perdão à dívida helénica, assim como no segundo pacote de ajuda financeira a Atenas.

O responsável, todavia, sublinhou ainda que o Fundo está ainda a aguardar que seja “finalizado o novo programa de ajuda à Grécia” assim como esteja concluído o envolvimento dos credores privados no “haircut” à dívida de Atenas.

E que "o FEEF vai provavelmente desempenhar um papel importante” quer no "haircut" como no segundo plano de ajuda financeira, não tendo, contudo, desenvolvido de que forma é que a participação vai ter lugar.

À partida, o papel previsto para o FEEF neste processo é de apoio indirecto: pode intervir para ajudar à recapitalização dos bancos mais castigados pelas perdas devidas ao perdão (bancos gregos, à cabeça) e será através dele que serão dadas garantias à banca (eventualmente de 30 mil milhões de euros) para assegurar que, depois deste perdão à Grécia, será mesmo ressarcido o remanescente.


Ver comentários
Saber mais feef Grécia segundo plano de ajuda Christophe Frankel
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio