Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Famílias renegociaram quase 400 milhões em crédito à habitação

Bancos receberam pelo menos oito mil pedidos para reestruturação até aqui.

A tendência de forte crescimento do preço de venda das casas em Portugal começou em 2017. Com exceção de 2020, os aumentos foram cada vez maiores ano após ano.
João Cortesão
01 de Março de 2023 às 09:08
  • ...

As famílias portuguesas já renegociaram com os bancos créditos à habitação no valor de cerca de 400 milhões de euros desde a revisão das regras para prevenir riscos de incumprimentos para as famílias em maiores dificuldades devido à subida das taxas de juros, no final do ano passado.

 

O valor foi avançado pelo ministro das Finanças, Fernando Medina, terça-feira, no Parlamento, com o Eco a escrever que pelo menos oito mil famílias avançaram com pedidos para que fossem revistas as condições dos empréstimos.

 

Os pedidos de renegociação, escreve o jornal, representam menos de 1% de 1,3 milhões de contratos de crédito à habitação com taxa variável.

 

Mas, só uma pequena parte dos processos de renegociação terá sido concluída de acordo com o balanço mais recente dos bancos, diz o Eco.

 

No BCP, foram identificadas 4.000 situações de maior risco que poderão levar a renegociação do contrato. No BPI, cerca de 2.000 clientes pediram renegociação. No Santander Totta haverá também cerca de 2.000 casos que se enquadram no Plano de Ação para o Risco de Incumprimento (PARI).

Ver comentários
Saber mais economia negócios e finanças serviços financeiros banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio