Notícia
Famílias renegociaram quase 400 milhões em crédito à habitação
Bancos receberam pelo menos oito mil pedidos para reestruturação até aqui.
As famílias portuguesas já renegociaram com os bancos créditos à habitação no valor de cerca de 400 milhões de euros desde a revisão das regras para prevenir riscos de incumprimentos para as famílias em maiores dificuldades devido à subida das taxas de juros, no final do ano passado.
O valor foi avançado pelo ministro das Finanças, Fernando Medina, terça-feira, no Parlamento, com o Eco a escrever que pelo menos oito mil famílias avançaram com pedidos para que fossem revistas as condições dos empréstimos.
Os pedidos de renegociação, escreve o jornal, representam menos de 1% de 1,3 milhões de contratos de crédito à habitação com taxa variável.
Mas, só uma pequena parte dos processos de renegociação terá sido concluída de acordo com o balanço mais recente dos bancos, diz o Eco.
No BCP, foram identificadas 4.000 situações de maior risco que poderão levar a renegociação do contrato. No BPI, cerca de 2.000 clientes pediram renegociação. No Santander Totta haverá também cerca de 2.000 casos que se enquadram no Plano de Ação para o Risco de Incumprimento (PARI).