A carregar o vídeo ...
Em direto Portugal Inspirador

Agricultura em debate em Évora

Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Excedente da balança corrente na zona euro inalterado

Em Outubro o excedente da balança corrente da zona euro manteve-se quase inalterado, quando comparado com o mês homólogo do ano anterior. O ligeiro decréscimo no excedente da balança de bens, assim...

29 de Dezembro de 1999 às 17:47
  • ...
Em Outubro o excedente da balança corrente da zona euro manteve-se quase inalterado, quando comparado com o mês homólogo do ano anterior. O ligeiro decréscimo no excedente da balança de bens, assim como um maior défice na balança de rendimentos, foram compensados por reduções nos défices das balanças de serviços e de transferências correntes. Nos dez primeiros meses do ano o excedente da balança corrente situou-se nos 38,1 mil milhões de euros (7,6 milhões de contos), estando no entanto, 11,7 mil milhões de euros (2,34 milhões de contos) abaixo do registado no período homólogo, refere um relatório do Banco Central Europeu (BCE).

Dentro da tendência verificada nos meses anteriores, as exportações de bens continuaram a recuperar em Outubro, aumentando perto de 7% em relação ao período homólogo do ano anterior. As importações de bens, por seu lado, aumentaram 9% em Outubro, em termos homólogos.

Tendo a redução no excedente da balança de bens sido a principal razão para a descida acumulada verificada no excedente da balança corrente, a balança de serviços diminuiu também nos dez primeiros meses deste ano, quando comparado com o período homólogo do ano anterior, atingindo um défice de 5,3 mil milhões de euros (1,06 mil milhões de contos) de Janeiro a Outubro.

Por outro lado, foram registados menores défices quer nas balanças de rendimentos quer de transferências nos dez primeiros meses de 1999.

Na balança financeira, as saídas de investimento directo líquido ascenderam a 11,6 mil milhões de euros (2,32 milhões de contos), em Outubro, enquanto que o valor acumulado dos primeiros dez meses foi de 98,3 mil milhões de euros (19,7 milhões de contos), «reflectindo estes dados quer o maior investimento directo no exterior por residentes na zona euro, quer o menor investimento directo estrangeiro na zona euro», explica o mesmo relatório.

O investimento em carteira registou saídas líquidas em Outubro no valor de 14,4 mil milhões de euros (2,8 milhões de contos), após entradas de 20,2 mil milhões de euros (quatro milhões de contos) em Setembro. Nos primeiros dez meses deste ano as saídas líquidas do investimento de carteira foram inferiores às verificadas no período homólogo do ano anterior, ficando esta diferença nos 25,2 mil milhões de euros (cinco milhões de contos).

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio