Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Estreia de Assunção Cristas em reunião europeia que discute E. coli

Assunção Cristas estreia-se hoje numa reunião dos ministros da Agricultura e Pescas da União Europeia dominada por uma discussão sobre os apoios aos produtores afectados pela bactéria E. coli.

28 de Junho de 2011 às 08:10
  • ...
Assunção Cristas estreia-se hoje, no Luxemburgo, numa reunião dos ministros da Agricultura e Pescas da União Europeia dominada por uma discussão sobre os apoios aos produtores afectados pela bactéria E. coli.

A nova ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território terá também a oportunidade de defender os interesses portugueses num debate sobre os futuros novos critérios para atribuir possibilidades de pesca nos mares europeus.

Depois de o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, ter ido a Bruxelas na passada quinta e sexta-feira, dois dias após ter tomado posse, para participar num Conselho Europeu, é agora a vez de Assunção Cristas ir pela primeira vez à habitual reunião mensal dos responsáveis pela Agricultura e Pescas dos 27.

Segundo fonte comunitária, na reunião será discutida a ajuda de 210 milhões de euros aos produtores hortícolas afectados pelo surto de E. coli, considerada escassa por países como Portugal e Espanha e amplamente suficiente pelos países menos afectados, como os nórdicos.

A Comissão Europeia parece disposta a aceitar apoios suplementares aos produtores que apresentem a documentação necessária para comprovar o volume da sua produção e o valor das suas perdas.

Os ministros europeus também irão dar a sua opinião sobre uma proposta polémica da Comissão Europeia que defende a utilização de um novo método na fixação dos limites anuais autorizados de pesca, nomeadamente através da redução em 25 por cento dos níveis permitidos de captura sempre que os dados científicos sejam insuficientes.

De acordo com o executivo comunitário, "esta abordagem permitirá eliminar progressivamente a sobrepesca e encorajará uma melhor recolha e transmissão de dados pelos Estados-Membros".

O projecto de Bruxelas começa a ser discutido nesta reunião e a Comissão Europeia gostaria que o novo método possa ser já utilizadas no final do ano quando forem definidos os 'totais admissíveis de captura' (TAC) e quotas para cada Estado-membro para 2012.

Ver comentários
Saber mais Assunção Cristas Agricultura
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio