Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

ERSE apresenta tarifas eléctricas para 2003 esta semana

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) apresenta esta semana as tarifas eléctricas para 2003, referiu ao Negocios.pt Jorge de Vasconcelos, presidente do órgão regulador da energia em Portugal.

02 de Dezembro de 2002 às 15:30
  • ...
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) apresenta esta semana as tarifas eléctricas para 2003, referiu ao Negocios.pt Jorge de Vasconcelos, presidente do órgão regulador da energia em Portugal.

No ano passado, a ERSE determinou um aumento médio de 2,2% nas tarifas eléctricas.

Segundo avançou recentemente o «Diário de Notícias», os aumentos médios da electricidade deverão situar-se entre os 3,5% e os 4%. Jorge de Vasconcelos escusou-se a comentar qual será o valor das tarifas para o próximo ano.

À margem da conferência «Mercado Ibérico de Electricidade, novos desafios e oportunidades», o presidente da ERSE salientou ao Negocios.pt três medidas necessárias para aumentar a qualidade do serviço da EDP, defendendo «uma preocupação mais acentuada das empresas».

Em primeiro lugar, Jorge de Vasconcelos aponta «uma maior auto-exigência da qualidade» da eléctrica portuguesa, acrescentando que a segunda medida passa por «dispor sistemas de regulação da qualidade de serviço que sejam adequadas às necessidades dos consumidores», já que «estamos a falar de uma empresa que actua em regime de monopólio».

Por último, o presidente da ERSE refere a necessidade de actualizar as coimas, devido «à inadequação do seu valor à situação actual», a par de «mecanismos de aplicação do regulamento e actuação em caso de incumprimento».

O ministro da Economia, Carlos Tavares, salientou recentemente a necessidade de aumentar a qualidade de serviço na EDP [EDP]. Jorge de Vasconcelos já admitiu que a actual regulação do sector energético tem de ser aperfeiçoada.

Sobre o desafio de Portugal no âmbito do Mercado Ibérico de Electricidade (Mibel), o mesmo responsável refere que «é importante ultrapassarmos eventuais barreiras psicológicas e culturais que permitam ter na Península Ibérica um mercado de energia eficiente que satisfaça os consumidores dos dois países».

As acções da EDP seguiam inalteradas nos 1,69 euros.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio