Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Emprego em Portugal vai recuar 2,6% este ano e 1,5% em 2010

As previsões do Banco de Portugal apontam para que o emprego em Portugal registe uma quebra de 2,6% este ano e que continue a baixar no próximo ano, devido à forte contracção da economia.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 15 de Julho de 2009 às 12:02
As previsões do Banco de Portugal apontam para que o emprego em Portugal registe uma quebra de 2,6% este ano e que continue a baixar no próximo ano, devido à forte contracção da economia.

No Boletim Económico de Verão, o Banco de Portugal projecta uma queda 2,6% no emprego em 2009 e uma nova redução em 2010, de 1,5%. Isto depois do aumento de 0,4% verificado em 2008.

“A evolução do emprego em 2008 e a actual projecção para 2009 implicam uma queda da produtividade aparente do trabalho, medida pelo nível de produto por trabalhador, a qual reflectirá, entre outros factores, a manutenção de um nível de emprego não utilizado plenamente no processo produtivo, assim como alterações das horas efectivamente trabalhadas”, refere o Banco de Portugal, perspectivando que em 2010, a produtividade do trabalho deverá voltar a registar um aumento.

O Banco de Portugal antecipa uma estagnação da população activa até ao final do horizonte de projecção, que contrasta com o crescimento médio de cerca de 1% registado na última década.

Sector privado destrói mais empregos

O Banco de Portugal acrescenta que a evolução do emprego até 2010 é fortemente marcada pelo comportamento do emprego no sector privado que, depois de ter registado um crescimento de 0,7% em 2008, deverá cair perto de 3% em 2009, seguido de uma queda de cerca 2% em 2010.

No que diz respeito ao emprego das administrações públicas, após a redução líquida do número de efectivos registada nos últimos anos, admite-se uma estabilização do nível de emprego ao longo do horizonte de projecção.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio