Notícia
Emprego em Espanha regista o melhor desempenho desde 2006
Desde 2006 que o número de novos inscritos na Segurança Social não era tão elevado. O desemprego, contudo, continua em alta, com um aumento de 0,45% face ao mês anterior.
O emprego em Espanha voltou a recuperar no mês de Setembro, com 12.182 novos registos na Segurança Social. O avanço é muito tímido, mas suficiente para que se possa dizer que foi o melhor resultado dos últimos doze anos. Os novos empregos foram criados sobretudo no sector da educação e em actividades administrativas e serviços auxiliares.
Ainda assim, os dados do Ministério do Emprego, divulgados esta quinta-feira pela imprensa espanhola, revelam mais 19.720 novos desempregados relativamente ao ano anterior. No total, são quase 4,5 milhões de desocupados inscritos.
Na prática registou-se um aumento de 0,45% de novos desempregados inscritos relativamente ao mês anterior. A explicação, dizem as autoridades espanholas, está numa subida no sector dos serviços e, também, na inscrição de novos licenciados, que terminaram os seus cursos e que não conseguem encontrar um lugar no mercado de trabalho.
Por outro lado, o fim do Verão e da temporada de turismo fica marcada pela saída de 41.724 pessoas da hotelaria e outras 25.160 do comércio. Em linha com o que aconteceu no ano anterior ao nível do emprego sazonal.