Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Durão Barroso considera “absurdo” manter 27 mini-mercados de energia

O presidente da Comissão Europeia (CE), Durão Barroso, diz que é "absurdo" manter 27 mini-mercados europeus de energia parados.

30 de Outubro de 2006 às 12:55
  • ...

O presidente da Comissão Europeia (CE), Durão Barroso, diz que é "absurdo" manter 27 mini-mercados europeus de energia parados.

"É não só absurdo mas também perigoso" afirmou Durão Barroso na conferência do DN Energia, salientando que, porém, felizmente está a dar-se uma revolução tranquila em toda a Europa com o reconhecimento da necessidade de uma política energética integrada comum.

"A Europa só vai tirar vantagem se se mostrar unida em vez de falar com 27 votos diferentes". Durão Barroso espera esta nova abordagem se traduza num novo acordo de parceria com a Rússia, de que a energia será parte integrante.

O presidente da CE anunciou que Bruxelas vai apresentar um pacote global de medidas energéticas em Janeiro que visa "combater as alterações climáticas, criar um mercado único competitivo e reduzir a vulnerabilidade externa".

O pacote que vai ser apresentado vai contemplar vários instrumentos entre os quais uma análise estratégica da energia, um roteiro a longo prazo das energias renováveis, um relatório do mercado interno, uma comunicação sobre infraestruturas energéticas de interesse estratégico e uma comunicação sobre a sustentabilidade do carvão na UE.

"Com este pacote a Europa vai acautelar o seu futuro energético", defendeu Durão Barroso.

Há duas semanas a CE lançou um plano de acção comunitário para a eficiência energética que inclui 10 acções prioritárias para ajudar a reduzir em 20% o consumo de energia até 2020.

Estimativa de Bruxelas é os consumidores venham a conseguir uma poupança entre 200 e 1.000 euros num agregado familiar médio.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio