Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dívida pública recua para 278,2 mil milhões de euros em agosto

A redução da dívida das Administrações Públicas relevante no contexto da supervisão orçamental europeia refletiu, essencialmente, uma amortização de Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável, no valor de 1,2 mil milhões de euros.

O Banco de Portugal continua a reforçar as compras de dívida pública, ao abrigo dos dois programas do BCE que estavam em vigor no final de 2021.
João Santos
03 de Outubro de 2022 às 12:09
  • 2
  • ...
A dívida pública na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas, diminuiu 0,9 mil milhões de euros em agosto face a julho, somando 278,2 mil milhões de euros, informou esta segunda-feira o Banco de Portugal (BdP).

Segundo as estatísticas da dívida pública atualizadas para agosto, divulgadas pela instituição, esta redução da dívida das Administrações Públicas relevante no contexto da supervisão orçamental europeia refletiu, essencialmente, uma amortização de Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV), no valor de 1,2 mil milhões de euros.

Em sentido contrário, as responsabilidades em depósitos aumentaram 0,3 mil milhões de euros, por via das emissões de certificados de aforro, parcialmente compensadas pelas amortizações de certificados do Tesouro.

Já os depósitos das administrações públicas aumentaram 0,6 mil milhões de euros, segundo o relatório do BdP.

A dívida pública, deduzida desses depósitos, diminuiu 1,6 mil milhões de euros, para 252,5 mil milhões de euros.
Ver comentários
Saber mais Banco de Portugal Bruxelas macroeconomia economia negócios e finanças banco central
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio