Notícia
DGCC diz preços sobem 0,5% em Maio; inflação homóloga recua para 3,6%
O índice de preços no consumidor subiu 0,5% em Maio face ao mês anterior, decido à subida dos preços vestuário, carne e calçado, e a inflação homóloga recuou para 3,6%, segundo as estimativas da DGCC.
A variação mensal total esperada ronda 0,5%, inferior, em uma décima, à verificada no mês homólogo do ano anterior (0,6%).
Esta subida é explicada pelo crescimento de 4% nos preços dos artigos de vestuário, 3% na carne e 4,8% no calçado, explica a DGCC.
Segundo a mesma fonte, « a subida dos preços do vestuário e calçado reflecte, à semelhança do verificado no mês anterior, o reposicionamento sazonal dos mesmos findo o tradicional abaixamento aquando da época de saldos do início do ano», e «no tocante à carne, há a salientar a tendência, já verificada em Abril último, de recuperação dos preços dos animais de capoeira, em particular do frango, ultrapassada que foi a crise dos nitrofuranos».
A variação referente ao mês homólogo do ano anterior situa-se, com a presente previsão, em 3,6%, valor inferior ao do último mês em uma décima.