Notícia
Desemprego alemão sobe pela primeira vez em três meses
O número de desempregados na Alemanha subiu inesperadamente no mês de Julho, revelando que a maior economia da Europa pode estar com dificuldades para recuperar. A taxa manteve-se nos 10,6%, mas o número de desempregados aumentou em sete mil.
O número de desempregados registado em Julho, após ajustes de sazonalidade, aumentou em sete mil para os 4,41 milhões. Contudo, a taxa manteve-se inalterada nos 10,6%, embora os economistas esperassem uma diminuição da mesma.
O indicador veio colocar maiores dúvidas na recuperação da maior economia europeia que atravessa o terceiro ano de estagnação económica.
De acordo com o DIW Economic Institut of Berlin, a economia alemã poderá ter entrado em recessão no primeiro semestre do ano. Apesar do aumento do optimismo entre os consumidores e executivos alemães e dos baixos custos no acesso ao crédito, a economia alemã ainda não deu sinais de retoma, seja em termos económicos, seja em relação ao mercado de trabalho.
Em Maio, a produção industrial desceu pelo terceiro mês consecutivo devido, sobretudo, à apreciação do euro face ao dólar que está a danificar o sector exportador alemão.