Notícia
Défice de França baixa barreira dos 3% pela primeira vez desde 2007
França fechou o ano de 2017 com um défice de 2,6%, abaixo da meta de 2,9% fixada pelo governo.
O défice público de França caiu para 2,6% do PIB em 2017, revelou esta segunda-feira, 26 de Março, o INSEE, o gabinete nacional de estatística. Esta foi a primeira vez, desde 2007, que o défice baixou a barreira dos 3%, o limite fixado pelas regras da União Europeia.
O resultado foi mais positivo do que era esperado, já que a meta do governo apontava para um défice de 2,9% no final do ano passado.
São boas notícias para o presidente Emmanuel Macron que, pouco tempo depois de ter sido eleito, em Maio passado, implementou medidas de ajustamento, incluindo cortes nos apoios à habitação, para garantir que o défice não ultrapassasse o limite dos 3%, o que lhe custou pontos no seu índice de popularidade.
No entanto, os números mostram que a melhoria nas contas públicas de França também se deveu, em grande medida, ao aumento das receitas fiscais.
A carga fiscal no país subiu de 44,6% do PIB, em 2016,para um novo recorde de 45,4% em 2017. Os gastos do governo aumentaram em 2,5%, enquanto as receitas cresceram 4%.