Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Custo do trabalho aumenta 1,1% no primeiro trimestre

No trimestre anterior, o custo do trabalho tinha aumentado 2,6%, segundo adianta ainda o instituto de estatística.

Governo garante que não vai cortar subsídio de refeição.
Getty Images
Negócios jng@negocios.pt 13 de Maio de 2022 às 11:19
O Índice de Custo do Trabalho (ICT) registou um aumento de 1,1% no primeiro trimestre do ano, face a igual período do ano passado. Apesar deste aumento, o ritmo de subida abrandou face ao trimestre anterior, segundo os dados divulgados esta manhã pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

No trimestre anterior, o custo do trabalho tinha aumentado 2,6%, segundo adianta ainda o instituto de estatística.

Em relação aos custos salariais por hora efetivamente trabalhada aumentaram 0,4% e os outros custos (também por hora efetivamente trabalhada) aumentaram 3,8%, em relação ao mesmo período do ano anterior, refere o INE.

Em termos homólogos, o índice registou uma subida de 3,1% no custo médio por trabalhador e um aumento de 2,6% no número de horas efetivamente trabalhadas por trabalhador.

De acordo com o INE, "o acréscimo da primeira componente foi transversal a todas as atividades económicas, em que a menor variação foi registada na Administração Pública (1,8%) e as maiores foram observadas na construção (4,7%) e nos serviços (4,4%). As horas efetivamente trabalhadas por trabalhador registaram um aumento em todas as atividades económicas, com exceção da construção, onde diminuiu 1,7%".

No trimestre anterior, com exceção dos serviços, os custos salariais tinham registado acréscimos em todas as atividades económicas.
Ver comentários
Saber mais ICT Custo do trabalho horas trabalhadas INE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio