Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Cuba autoriza compra e venda de carros

O início da liberalização da comercialização de automóveis é uma das 300 reformas que estão a ser postas em marcha por Raul Castro. Os tradicionais "almendrones", de fabrico norte-americano e pré-revolução de 1959, vão deixar de ser maioritários nas ruas de Havana.

29 de Setembro de 2011 às 09:39
  • ...
O decreto 292 do Conselho de Ministros, aprovado ontem e que entra em vigor no próximo sábado, estabelece uma série de regras para iniciar a “transmissão da propriedade de veículos por compra-venda ou doação” entre cubanos que vivem na ilha e estrangeiros residentes (permanentes ou temporários).

A legislação estabelece ainda uma série de limites, mas está a ser encarada pelos cubanos como um “grande passo”, conforme noticia a Reuters. Isto porque até agora os cubanos só podiam comprar e vender os modelos do período até ao “Triunfo da Revolução” de 1959, quase todos fabricados nos EUA e popularmente designados em Cuba como “almendrones”.

Além desses modelos, também alguns milhares de funcionários que puderam comprar carros de origem soviética antes de 1990 podem agora vendê-los a qualquer cubano ou estrangeiro residente na ilha, que poderá ter mais do que um carro.

Incluídos nesta “lista de transmissão” estão também os carros mais modernos que nos últimos anos foram importados ou comprados em segunda mão por artistas, desportistas ou médicos que tenham cumprido missões em países como a Venezuela.
Já os cubanos que estejam em condições de emigrar podem antes vender os seus automóveis ou transferi-los para o nome dos familiares que continuem a viver na ilha.
Ver comentários
Saber mais Cuba carros automóvel EUA liberalização reformas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio