Notícia
Construção de casas novas nos EUA recua 7,8% em Março
A construção de casas novas nos Estados Unidos (EUA) diminuiu 7,8% em Março, para um ritmo anual de 1,646 milhões de unidades, registando uma quebra superior à prevista pelos analistas, adiantou hoje o Governo norte-americano.
Em Fevereiro, este indicador havia atingido um ritmo anual de 1,785 milhões, o valor mais elevado desde Dezembro de 1998.
Os analistas previam que o declínio no início de construção de habitações novas fosse menor em Março, com as estimativas a apontarem em média para uma leitura na ordem das 1,7 milhões de unidades.
No conjunto dos primeiros três meses deste ano, a construção de casas novas aponta para um valor na ordem dos 1,684 milhões, o terceiro melhor registo desde 1988. Em 2001, este indicador cifrou-se nos 1,6 milhões.
Os dados divulgados hoje indiciam que os consumidores norte-americanos estão já a antecipar uma subida das taxas de juro nos próximos meses, pelo que estão a recorrer menos ao crédito.
No ano passado, os cortes de taxas decretados pela Reserva Federal (FED) sustentaram o sector da construção, com os norte-americanos a aproveitarem o facto do preço do dinheiro estar no valor mais baixo em quatro décadas para adquirirem habitações.
A FED já deixou a entender que se prepara para iniciar um ciclo de subida da sua taxa directora, que actualmente se situa nos 1,75%, de forma a impedir que a inflação possa colocar em risco o crescimento da maior economia mundial.