Notícia
Confiança dos empresário alemães atinge nível mais baixo dos últimos dois anos
O índice de confiança dos empresário alemães caiu para o nível mais baixo dos últimos dois anos, em Dezembro, devido ao aumento dos custos do crédito, à subida do preço do petróleo e à apreciação do euro. Estes factores ameaçam o crescimento da maior econ
O índice de confiança dos empresário alemães caiu para o nível mais baixo dos últimos dois anos, em Dezembro, devido ao aumento dos custos do crédito, à subida do preço do petróleo e à apreciação do euro. Estes factores ameaçam o crescimento da maior economia da Zona Euro.
O índice de confiança dos empresários germânicos caiu de 104,2 pontos para 103 pontos em Dezembro, de acordo com o instituto alemão Ifo. Os economistas contactados pela Bloomberg esperavam que o índice ficasse nos 103,8 pontos.
O aumento dos custos do crédito provocaram uma diminuição do investimento das empresas e a alta do euro tornou as exportações germânicas menos competitivas. Por outro lado, a subida do preço do petróleo está a provocar um aumento das pressões inflacionistas na Zona Euro.
"Existe a preocupação de que as empresas começam a ser afectadas pela crise do mercado de crédito e pela subida dos preços do petróleo", Sebastian Wanke, economista do Dekabank em Frankfurt.
De acordo com as previsões do Bundesbank, o crescimento da economia alemã vai abrandar para os 1,9%, em 2008, depois de ter crescido 2,5%, em 2007. A expansão do investimento deverá cair para os 4%, em 2008, o que compara com os 9,2% registados este ano, avança o instituto alemão Ifo.