Notícia
Confiança dos consumidores e empresários na Zona Euro cai em Setembro
A confiança dos consumidores e empresários da Zona Euro voltou a diminuir no mês de Setembro, com os receios de uma recessão económica, enquanto a taxa de desemprego se manteve inalterada nos 8,3%, anunciou hoje a Comissão Europeia.
O índice de confiança dos consumidores, que caiu pelo quinto mês consecutivo, recuou para os nove pontos negativos, enquanto a confiança dos empresários se situou em 11 pontos negativos, representando a sexta descida mensal sucessiva.
Os índices da Comissão Europeia basearam-se em inquéritos a 25 mil consumidores e 50 mil empresários, tendo sido a maioria dos inquéritos realizados antes de 11 de Setembro, dia dos ataques terroristas aos Estados Unidos.
Segundo analistas, a quebra no mercado dos transportes aéreos e uma redução da procura nos Estados Unidos, na sequência dos ataques terroristas, poderá levar à primeira contracção das economias da Zona Euro, desde Janeiro de 1993.
O crescimento económico da Zona Euro ascendeu aos 0,1% no segundo trimestre, contra os 0,5% registados nos primeiros três meses do ano, enquanto o Banco Central Europeu prevê que as economias que partilham a moeda única cresçam menos de 2% até ao final do ano, abaixo dos 3,4% verificado em 2000.