Notícia
Confiança dos investidores do euro renova máximos de uma década
O indicador atingiu o valor mais elevado desde Julho de 2017, na semana em que o BCE se reúne e em que o crescimento da Zona Euro no primeiro trimestre poderá ser revisto em alta.
A confiança dos investidores na Zona Euro voltou a crescer em Junho, pelo sexto mês consecutivo, elevando-se a máximos de uma década e anteriores à crise económica e financeira internacional.
O índice Sentix para o presente mês ficou em 28,4, uma subida em relação aos 27,4 de há um mês, em máximos de Julho de 2007. Dados conhecidos na semana em que deverá ser revisto em alta o crescimento da Zona Euro no primeiro trimestre e que o Financial Times estima que tenha sido de 0,6%, contra os 0,5% inicialmente estimados.
Entre os investidores inquiridos, destaca-se o optimismo dos alemães, cuja confiança sobre o momento presente subiu para o nível mais elevado de sempre - 66,8 - a três meses das eleições no país.
Os resultados do inquérito demonstram ainda que as expectativas dos investidores em relação à maior economia do mundo são agora negativas - pela primeira vez desde Março de 2016 -, a reflectir os receios em torno das políticas proteccionistas da "América Primeiro" do presidente Donald Trump.
A instituição que produz o inquérito conclui que a recuperação da Zona Euro continua forte e está a ganhar impulso, algo que espera que venha a ser reflectido na reunião do Banco Central Europeu desta quinta-feira, onde poderá começar a ser debatida a retirada do programa de estímulos em face das evoluções verificadas na inflação nos últimos meses.
Em Maio o ritmo de crescimento dos preços abrandou - movimento acompanhado pela inflação subjacente, aquela que exclui as componentes mais voláteis, como a energia - o que poderá justificar a manutenção por mais algum tempo das medidas expansionistas para atingir a meta de inflação próxima mas abaixo dos 2%.