Notícia
Comissão Europeia mantém previsões de crescimento para Portugal
A Comissão Europeia manteve as previsões de crescimento económico em Portugal para este ano e para o próximo, nos 1,8% e 2%, respectivamente. Os valores, divulgados hoje no Boletim de Previsões Económicas de Outono, são mais pessimistas que os do Governo
A Comissão Europeia manteve as previsões de crescimento económico em Portugal para este ano e para o próximo, nos 1,8% e 2%, respectivamente. Os valores, divulgados hoje no Boletim de Previsões Económicas de Outono, são mais pessimistas que os do Governo em todas as rubricas do cenário macroeconómico.
A Comissão Europeia manteve as previsões de crescimento do produto interno bruto português para 2007 e 2008, nos 1,8% e 2%, respectivamente. A previsão de Bruxelas para este ano coincide com a do Ministério das Finanças. Mas a de 2008 fica abaixo da estimativa de 2,2% do Governo, que serviu de base para o Orçamento do Estado para o próximo ano.
Também as previsões para o crescimento dos preços são mais pessimistas que as do Governo. A Comissão prevê que a taxa de inflação atinja os 2,4%, em 2007 e 2008. As estimativas do Governo apontam para uma taxa de inflação de 2,3%, este ano, e de 2,1%, em 2008.
Em relação ao desemprego, Bruxelas prevê que o número de desempregados em percentagem da população activa se situe em 8%, nos dois anos em análise. O Governo diz que o desemprego se vai situar em 7,8%, este ano, e em 7,6%, em 2008.