Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

China quer "expandir cooperação" com Portugal. Transformação verde e inovação na agenda

O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês quer ver Portugal e a China a reforçarem a cooperação em diferentes áreas, incluindo investimento, transformação verde, economia digital, inovação, informação e comunicações. Paulo Rangel está hoje em Pequim.

EPA
  • ...

O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, defendeu esta terça-feira que a China e Portugal devem expandir a cooperação, reforçar as relações bilaterais e o intercâmbio de pessoas. Wang Yi sublinhou que Pequim está pronto a "trabalhar com Portugal para construir uma relação China-Portugal mais estável, frutífera e dinâmica".

O governante, citado pela agência estatal Xinhua, falava durante a visita do ministro dos Negócios Estrangeiros português, Paulo Rangel, à China. A Bloomberg cita ainda um comunicado do MNE chinês, que detalha as áreas onde Pequim entende que essa cooperação deve ser estreitada: investimento, transformação verde, economia digital, inovação, informação e comunicações.

Wang Yi sublinhou ainda a importância de continuar a promover Macau como plataforma entre a China e os países de língua portuguesa.

O MNE chinês referiu a "boa tradição de respeito e apoio mútuo" que existe entre Portugal e a China, com as duas partes a "resolver a questão de Macau com sabedoria política, dando um bom exemplo de como resolver as questões deixadas pela história através consultas amigáveis".

Paulo Rangel está de visita à China, numa deslocação de quatro dias que inclui contactos com altos representantes do Governo chinês e uma passagem por Macau.

A agenda do chefe da diplomacia portuguesa arrancou esta terça-feira em Pequim, com um encontro com o diretor-geral do Departamento Internacional do Partido Comunista Chinês, o ministro Liu Jinchao, uma reunião com o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, e um encontro com o reitor da Beijing Foreign Studies University, Jia Wenjian.

Ainda na capital chinesa, Paulo Rangel dará uma palestra na Beijing Foreign Studies University (BFSU) subordinada ao tema "Língua e Cultura Portuguesa".

Na quarta-feira, já em Haikou (sul da China), o ministro português intervém no "Boao Forum for Asia 2025", uma conferência anual realizada na província chinesa de Hainão que visa promover e aprofundar o intercâmbio, a coordenação e a cooperação económica entre a Ásia e outras partes do mundo. Ainda na quarta-feira, Paulo Rangel tem previsto um encontro bilateral com o vice-primeiro-ministro chinês, Ding XueXiang.

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros participa igualmente na quinta-feira na sessão plenária do "Boao Forum for Asia 2025" e tem agendados encontros bilaterais.

O último dia da deslocação à China, sexta-feira, é dedicado a Macau e a Hong Kong, com uma agenda marcada, entre outros momentos, com encontros com representantes das associações, instituições de ensino e empresários portugueses e uma visita à Escola Portuguesa de Macau. *Com Lusa

Ver comentários
Saber mais China Portugal Macau Wang Yi Paulo Rangel
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio