Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Chávez ganha referendo na Venezuela (act)

O presidente Hugo Chávez ganhou o referendo à presidência da Venezuela, tendo arrecadado 58,25% dos 95% dos votos contabilizados até agora. A oposição já anunciou que não reconhece os resultados apresentados pelo conselho eleitoral como válidos, segundo a

16 de Agosto de 2004 às 12:50
  • ...

O presidente Hugo Chávez ganhou o referendo à presidência da Venezuela, tendo arrecadado 58,25% dos 95% dos votos contabilizados até agora. A oposição já anunciou que não reconhece os resultados apresentados pelo conselho eleitoral como válidos, segundo a EFE, agência noticiosa de Espanha.

Neste referendo votaram 8,5 milhões de venezuelanos, ou 75% dos eleitores, uma das maiores participações da história da Venezuela. Os actuais dados indicam que Chávez obteve 4.991.783 votos, face a 3.576.517 arrecadados pela oposição.

A votação foi feita através de um sistema informático existente nas mesas de voto. Este processo eleitoral foi o primeiro a usar novas tecnologias, como o sistema «Smartmatic». Este processo de votação foi apontado como uma das razões do atraso da votação, que durou cerca de 20h.

A coligação de oposição ao presidente Hugo Chávez, a Coordinadora Democrática, qualificou hoje como «fraude gigantesca» os resultados do referendo presidencial divulgados esta manhã pelo conselho eleitoral da Venezuela.

Henry Ramos, porta-voz da coligação opositora, anunciou que a Coordinadora Democrática não reconhece como válidos os resultados apresentados e que vai pedir a observadores nacionais e internacionais para se fazer uma recontagem manual dos votos.

Henry Ramos disse que vão fazer «uma requisição para fazer uma auditoria aos computadores utilizados na máquinas, contar os papéis e rever os dados definitivos».

No entanto, afirma que tem consciência que os elementos não estão nas suas mãos «e pode ser objecto de novas fraudes», segundo o «site» do jornal venezuelano «El Nacional».

Hugo Chávez foi eleito em 1998, mantendo o cargo de presidente da Venezuela até 2007. Esta é a oitava votação de que Chávez é alvo.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio