Notícia
CE confirma subida da inflação europeia para 2,5% em Março
O IPC harmonizado da Zona Euro acelerou em Março até aos 2,5%, face aos 2,4% registados no mês anterior, adiantou hoje o Eurostat, confirmando as estimativas preliminares avançadas no início de Abril.
Em termos mensais, os preços no consumidor cresceram 0,6%, ajudando a inflação homóloga a afastar-se do limite de 2% traçado pelo Banco Central Europeu (BCE). Nos últimos 22 meses, a inflação europeia nunca conseguiu baixar deste valor.
O BCE já admitiu que a inflação da Zona Euro poderá abrandar menos que o previsto no decorrer dos próximos meses, devido à subida superior a 30% dos preços do petróleo desde o início deste ano.
No entanto, a instituição continua a acreditar que o IPC harmonizado da Zona Euro vai chegar ao final deste ano dentro dos níveis pretendidos.
Os analistas acreditam que o BCE poderá antecipar o início de um ciclo de subida das taxas de juro, para evitar o agravamento das pressões inflacionistas nos próximos tempos.
No ano passado, o BCE efectuou quatro cortes na sua taxa directora, colocando o preço do dinheiro na Zona Euro nos actuais 3,25%, com o objectivo de impulsionar a retoma da economia europeia.