Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Casos de covid-19 crescem "exponencialmente" na Alemanha

Portugal começa a desconfinar quando vários países na Europa estão a enfrentar uma terceira vaga de Covid-19. Na Alemanha, o crescimento de casos é "exponencial".

Reuters
16 de Março de 2021 às 10:44
  • ...
Numa altura em que Portugal começa o plano de desconfinamento, vários países europeus enfrentam uma terceira vaga da pandemia de coronavírus. É o caso da Alemanha, onde se assiste agora a um crescimento "exponencial" dos casos de Covid-19, depois de as restrições terem sido aliviadas.

Os dados são avançados pelos especialistas do Instituto Robert Koch, o organismo público alemão responsável pelo controlo e prevenção de doenças. "Estamos na terceira vaga de Covid-19. Isso já não pode ser contestado. Nesta altura, aliviámos as restrições e isso está a acelerar o crescimento exponencial [de casos]", afirmou Dirk Brockmann, epidemiologista deste instituto, na cadeia televisiva alemã ARD.

Quando acordaram o plano de desconfinamento faseado, a chanceler Angela Merkel e os governantes dos Estados alemães definiram que as autoridades poderiam reintroduzir restrições à população se o número de novos casos ultrapassasse os 100 por 100 mil habitantes durante três dias consecutivos.

Esta linha vermelha ainda não foi atingida, mas os números estão a aumentar de forma clara. Esta terça-feira, segundo os dados do Instituto Robert Koch, a Alemanha atingiu 83,8 novos casos por cada 100 mil habitantes, acima dos 68 que eram registados há uma semana. O mesmo instituto aponta para que este número possa subir para 200 casos por 100 mil habitantes em meados de abril.

A Alemanha está longe de ser o único país europeu a enfrentar uma terceira vaga.

Na semana passada, o Governo italiano decidiu impor novas restrições em mais de metade das regiões do país e decretou confinamento total na época da Páscoa. Já em França, onde 95% das camas de cuidados intensivos estão ocupadas por doentes infetados com Covid-19, o Governo já admitiu que será necessário implementar novas medidas de contenção. Também na Grécia as unidades de cuidados intensivos estão utilizadas quase na totalidade.
Ver comentários
Saber mais alemanha angela merkel covid-19 pandemia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio