Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Casa do Óscar é a mesma, mas sem Kodak

A falência da Kodak retirou ao teatro o patrocínio. Proprietário não foi a tempo de seleccionar novo "naming".

26 de Fevereiro de 2012 às 08:00
  • ...
Desde 2002 habituámo-nos a ouvir anunciar a cerimónia de atribuição dos Óscares ao vivo desde o Kodak Theatre. Mas este ano a locução terá de ser diferente.

A 84ª. cerimónia dos Óscares, organizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, será transmitida ao vivo de "Hollywood and Highland Center, in Hollywood, California". Apesar da diferença de nomenclatura, o espaço é o mesmo. Só que o contrato de patrocínio da Kodak com a gestora do teatro, a CIM, foi cancelado, depois da abertura do processo de insolvência da empresa de fotografia.

A CIM tentou, depois do fim do contrato, encontrar patrocinador alternativo, antes da cerimónia dos Óscares, mas até ao momento ainda não surgiu. E também não houve tempo para retirar o nome da fachada. Assim, apesar da locução não fazer referência à Kodak, a marca centenária que está em processo de falência manter-se-á associada pelo menos à cerimónia deste ano.

O teatro passou a ter o patrocínio da Kodak desde 2002, depois do estabelecimento de um contrato de 20 anos firmado em 2000 e que previa o pagamento de 72 milhões de dólares. Quando a Kodak tentou, ao fim de 10 anos, rescindir o contrato, a CIM, proprietária, moveu oposição. Só que o tribunal estabeleceu a sentença. A Kodak tinha de se livrar dos patrocínios.

A Academia diz que não é por esta alteração nos patrocínios que mudará a casa do Óscar. A estatueta já teve, aliás, várias habitações. Tudo começou em 1929 no Blossom Room, no Hotel Roosevelt Hollywood. Durante 15 anos, a entrega aconteceu em banquetes, que passaram pelo Roosevelt, mas tambem pelos hotéis Ambassador e Biltmore. Deixou de se comer durante a cerimónia a partir de 1942. A 16ª. atribuição aconteceu no Teatro Grauman, onde ficou durante três anos, tendo mudado depois para o Auditório Shrine Civic. Dois anos mais tarde aconteceu no teatro Melrose Avenue, de onde passou, ao longo dos 11 anos seguintes, para o Teatro RKO Pantages.

Em 1961 mudou-se a cerimónia para o auditório Santa Monica Civic, para em 1969 voltar a mudar de casa para o Pavilhão Dorothy Chandler, no centro de música countri de Los Angeles, onde permaneceu até 1987. A partir desta data e até 2002, foi alterando entre o centro de música e o Auditório Shrine. Até que chegados a 2002, a casa que acolheu o Óscar foi o Kodak Theatre.

Ver comentários
Saber mais Óscares Óscar Academia Cinema Kodak
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio