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Cartão contactless e nova app. Governo moderniza serviços de apoio ao cidadão

O novo CC começa a ser emitido a 10 de junho. As funções ligadas à administração pública vão estar reunidas numa app e pelas freguesias andarão carrinhas elétricas que funcionam como balcões de atendimento.

O atendimento nas lojas de cidadão funciona apenas por marcação, feita online no site do IRN.
João Cortesão
Bárbara Cardoso 15 de Março de 2024 às 14:00

O Governo apresenta, esta sexta-feira, 15 de março, o novo modelo do cartão de cidadão, com tecnologia contactless, assim como novas formas de atendimento ao público, com a marca "Cidadão".

 

A identificação pessoal com novo formato vai deixar de lado os leitores de cartões como forma de acesso aos dados, "podendo no futuro ser utilizado como título de transporte para viajar nos transportes públicos de todo o país, ou a ser associado a entradas para espetáculos e bilhetes eletrónicos", anunciam em comunicado.

 

O novo cartão vai começar a ser emitido a 10 de junho e "vai substituir os documentos caducados e os que caducarem a partir dessa data". A fotografia pessoal será maior e mais visível e o chip passa para o verso.

 

Vai ser lançado também um novo modelo de atendimento, "no ano em que se assinalam 25 anos desde a abertura da primeira Loja de Cidadão em Portugal", que junta as "várias entidades da administração pública num único local" que pode ser físico, como as lojas; ou no digital, no portal ou na app "Cidadão", que fazem parte da nova marca com o mesmo nome, anunciou o secretário de Estado da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, antes da apresentação da "nova Geração de Serviços Públicos: + Próximos, + Ágeis, + Conectados", em Lisboa.
 
O novo projeto, que surge no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), promete reduzir "a burocracia e elimina a necessidade de fornecer repetidamente as mesmas informações", como uma "uniformização" dos serviços e "numa nova experiência de contacto com o Estado, totalmente integrada, moderna e digital", pode ler-se.

Nos espaços físicos, como as Lojas do Cidadão, o Estado passa a identificar qual a entidade responsável pelo "problema" do cidadão que lá for, através da integração de ferramentas de Inteligência Artificial Generativa, assim como vão integrar um novo "canal telefónico e videochamada".

 

No digital, a nova versão do ePortugal, chamado "Cidadão", vai integrar "mais serviços" e ser mais "intuitivo", consideram. Também a nova app para smartphones, com o mesmo nome, "vai agregar todas as aplicações móveis do Estado permitindo realizar os serviços mais procurados através do telemóvel e, no futuro, permitirá também o acesso a documentos de identidade em formato digital", afiançam.

 

Por fim, outra nova medida prende-se com as "Lojas de Cidadão Móveis", em que carrinhas elétricas itinerantes vão percorrer as freguesias e funcionar como balcões de atendimento, "permitindo uma maior proximidade da população que se encontra mais afastada dos centros urbanos".


"[No reforço do PRR] entendeu-se que deveríamos garantir ainda uma maior presença das Lojas de Cidadão, Espaços Cidadão, Espaços Cidadão Móvel em todo o país e, por isso, abrimos estas novas 10 lojas de Cidadão com este novo modelo de atendimento, abrimos também mais 100, num total de 400 Espaços Cidadão e teremos a oportunidade de desfrutar de 24 Espaços Móveis", disse o secretário de Estado.


Texto revisto por Marta Velho

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