Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Brasil com recordes históricos no turismo em 2004

O Brasil registou até Agosto recordes históricos no turismo com a entrada de 3,9 milhões de passageiros em voos internacionais e a captação de receitas a crescerem 36,36% neste ano face a igual período de 2003, revelou o ministro do Turismo Walfrido dos M

28 de Setembro de 2004 às 16:00
  • ...

O Brasil registou até Agosto recordes históricos no turismo com a entrada de 3,9 milhões de passageiros em voos internacionais e a captação de receitas a crescerem 36,36% neste ano face a igual período de 2003, revelou o ministro do Turismo Walfrido dos Mares Guia.

Contactada pelo Jornal de Negócios Online, fonte do ministério e da Embratur afirma que ainda estão a ser compilados os dados referentes a 2003 que detalha o comportamento dos turistas estrangeiros por países, para assim se constatar quantos e quanto gastaram nas viagens ao Brasil. «Por enquanto, o que sabemos é que a tendência é de crescimento. Mês a mês, verificamos isso», revelou a mesma fonte, adiantado que no final deste ano, devem sair mais dados sobre o turismo português no Brasil, um dos locais de eleição dos portugueses.

De Janeiro a Agosto deste ano, 3,9 milhões de passageiros chegaram ao Brasil em voos internacionais, mais 15,17% do que no mesmo período de 2003. O turismo interno também está em alta. Nos voos nacionais nos oito primeiros meses deste ano, desembarcaram 20,1 milhões de passageiros, o que corresponde a um aumento de 16,7% em igual período do ano passado.

Os turistas estrangeiros também gastaram mais este ano. Até Agosto, os turistas estrangeiros gastaram 2,104 mil milhões de dólares (1,64 mil milhões de euros) no Brasil, valor 36,36% maior que o registado no período homólogo do ano passado.

O saldo para o período em análise, que é a diferença do que os estrangeiros gastam no Brasil com viagens em relação ao gasto de brasileiros no exterior, ficou positivo em 355 milhões de dólares (288 milhões de euros).

No mês de Agosto, registou-se a entrada de 257 milhões de dólares (209 milhões de euros) no Brasil com viagens internacionais ao país, o que representa um crescimento de 12,22% face a Agosto de 2003.

«O turismo cresce, no mínimo, o dobro da média da economia, estimada em 4% para este ano. Desse modo, devemos crescer 8%», estima o ministro do Turismo, sem esconder o entusiasmo com os resultados. «Alguns indicadores mostram que podemos crescer até 15% em alguns sectores», acrescenta.

Empresários e organizadores de eventos optimistas

Walfrido Guia lembrou ainda um documento produzido pela Fundação Getúlio Vargas/Ministério do Turismo que mostra que os empresários do sector estão optimistas para o segundo semestre.

As operadoras de turismo apostam numa expansão de 41,90% nos negócios, os organizadores de eventos acreditam que o sector crescerá 19,30%, os empresários da área de alimentação defendem um aumento de 11,23% nos negócios e, por fim, as agências de viagens defendem um aumento de 11,61%.

A TAP, a agência Abreu e a Exponor são alguns dos intervenientes portugueses neste sector no Brasil.

Segundo o ministro Mares Guia, esse conjunto de dados é mais um indicativo da retomada do crescimento económico do Brasil. «É um resultado expressivo da política implementada pelo ministério», afirma.

Em 2004, o orçamento do ministério é de 229 milhões de dólares (186 milhões de euros). Para 2005, o orçamento aprovado sobe para 308 milhões de dólares (250 milhões de euros). O ministério do Turismo brasileiro vai destinar 56 milhões de dólares (45,6 milhões de euros) para a promoção do turismo interno e 173 milhões de dólares (140 milhões de euros) para a divulgação do Brasil no estrangeiro.

*Correspondente em São Paulo

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio