Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Brasil - Vencer a luta contra a burocracia

Foi o amor e não a necessidade que levou o arquitecto Tiago Sobral a emigrar para o Brasil.

30 de Março de 2012 às 00:30
  • ...
Foi o amor e não a necessidade que levou o arquitecto Tiago Sobral a emigrar para o Brasil. Decidiu, mais a namorada brasileira, que seria no país dela que iriam viver. Um passo que exigiu determinação para enfrentar uma longa batalha contra a burocracia. O destino foi a cidade de Recife, no estado de Pernambuco, onde Paola, também arquitecta, já tinha emprego.

A aventura começou com uma falsa partida. Tiago enviou o currículo e o portefólio para um gabinete de arquitectura na cidade brasileira. Conseguiu o emprego após uma entrevista via Skype. Mas poucos dias antes da viagem foi informado de que a vaga tinha afinal sido extinta. Não desanimaram. Vendeu o carro, a mobília da casa arrendada, deu baixa nas Finanças e na Segurança Social. Numa corrida contra o tempo, teve de autenticar todos os documentos de que iria precisar, no consulado do Brasil. Quase cinco meses depois de chegar continua como turista. O casamento com Paola vai permitir que receba, no próximo mês, o documento provisório de residência, que abre outras portas.

Falta ainda obter a equivalência do curso tirado na faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica, numa universidade brasileira. O processo é "kafkiano". "Os funcionários dão informação diferente sobre a mesma coisa e há taxas para tudo", desabafa. A candidatura só pode ser feita nos meses de Março a Maio. Se o processo não for aprovado, tem de esperar mais um ano. Se for aceite, pode inscrever-se na ordem dos arquitectos. Só então poderá exercer a profissão que escolheu. "O Brasil é muito proteccionista não só com a indústria, mas com os trabalhadores locais e tem leis absurdas. Tudo é muito lento e burocrático", critica.

Há também o lado bom: "O país está com um crescimento económico forte e sustentado. Há muitas oportunidades. Mais cedo ou mais tarde vou conseguir um emprego na minha área".
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio