Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Basileia: 28 bancos do mundo representam um risco sistémico

A Comissão de Basileia de Supervisão Bancária divulgou como serão aplicadas as regras que poderão exigir a algumas instituições rácios de solvabilidade excepcionalmente elevados.

19 de Julho de 2011 às 17:47
  • ...
São 28 os bancos cuja dimensão é suficientemente grande para que representem um risco sistémico. As instituições que é comum dizer que são “demasiado grandes para falir” (“too-big-to-fail”) poderão ter de manter rácios de solvabilidade mais elevados do que os seus pares.

“De acordo com as regras de aplicação da metodologia, 28 bancos poderiam ser sujeitos a requisitos reforçados de absorção de perdas adicionais devido à sua importância sistémica global”, disse a Comissão de Supervisão Bancária de Basileia, o regulador mundial do sector bancário.

Os bancos que entrem neste grupo poderão ser obrigados a manter rácios de capital superiores aos da concorrência. O acréscimo de solvabilidade exigido a estes bancos poderá chegar aos 2,5 pontos percentuais, reporta a Bloomberg. Vários banqueiros contestam estas exigências, que restringem a concessão de crédito, podendo penalizar a retoma da economia.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio