Notícia
Banco central do Brasil reduz taxa básica de juros para 10,5%
O Comité de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil decidiu hoje reduzir em 0,5 ponto, para 10,5%, a taxa básica de juros da economia brasileira.
19 de Janeiro de 2012 às 00:14

Este é o quarto corte consecutivo na taxa de juros. A série de reduções foi iniciada em Agosto, quando o banco central se antecipou ao agravamento da crise internacional e surpreendeu os analistas brasileiros, que ainda alertavam para o risco de inflação devido ao sobreaquecimento da economia.
O Brasil tem como meta para 2012 e 2013 uma inflação de 4,5%. No entanto, o governo trabalha com uma margem de tolerância de dois pontos percentuais.
Para este ano, o Banco Central prevê uma inflação de 5,3%, ou seja, acima da meta, mas dentro daquela margem. Em 2011, a inflação situou-se em 6,5%.
Em comunicado, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) considerou a decisão do Copom "tímida" e defendeu que a crise europeia, e as suas consequências globais, abrem espaço para o Brasil reduzir ainda mais a sua taxa de juro de referência.