Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Balanço dos incêndios: Distrito de Aveiro concentra mais meios

O distrito de Aveiro, fortemente atingido pelos incêndios florestais desta semana, é hoje à noite a zona que mais meios mobiliza no combate às chamas, com mais de 1.100 operacionais das forças de segurança e socorro no terreno.

Reuters
12 de Agosto de 2016 às 00:10
  • ...

Para este número contribuem sobretudo os fogos dos municípios de Águeda e de Arouca, que tiveram início já na segunda-feira, e Anadia, onde as chamas deflagraram na madrugada de quarta-feira.

 

Em Águeda, onde estão 337 operacionais e 103 viaturas, o incêndio, que começou em Préstimo, tinha quatro frentes às 23:00, segundo a página da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) na Internet.

 

Em Arouca, as chamas surgiram inicialmente em Janarde, mas têm agora quatro frentes, que obrigaram à deslocação de 306 elementos das forças de segurança e socorro, apoiados por 97 viaturas.

 

Três frentes estão a ser combatidas em Anadia, onde se encontram 331 operacionais e 98 veículos.

 

Na lista de "ocorrências importantes" destacadas pela ANPC (com mais de três horas e mais de 15 meios de socorro), apenas relativas ao continente português, o distrito de Aveiro surge ainda devido aos incêndios em Vale de Cambra e Castelo de Paiva, que começaram na quarta-feira. Nestes dois fogos, estão no terreno mais de 130 operacionais e 40 meios terrestres.

 

No distrito de Coimbra, 174 elementos, com 44 viaturas, combatem um fogo em Montemor-o-Velho, que lavra desde a tarde de hoje.

 

No distrito de Viseu, estão em destaque dois incêndios - um no concelho de Viseu, activo desde segunda-feira de manhã (agora com 99 elementos e 37 viaturas), e outro em Santa Comba Dão. Neste caso, 105 elementos e 29 veículos estão nas operações.

 

A lista de "ocorrências importantes" inclui ainda um fogo em Montalegre (distrito de Vila Real), para onde foram enviados 44 operacionais, e em Caminha, no distrito de Viana do Castelo, onde estão 119 operacionais. Ambos tiveram início já na terça-feira.

 

Viana do Castelo tem sido outro dos distritos mais fustigados pelas chamas e, tal como o Porto e Aveiro, accionou o plano distrital de emergência.

 

Na ilha da Madeira, onde desde segunda-feira deflagraram vários focos de incêndio, inclusive no meio urbano, no município do Funchal, há ainda registo de algumas ocorrências, agora concentradas nas zonas florestais. Devido a estes fogos na ilha, morreram três pessoas.

 

No total, os fogos considerados mais significativos em Portugal mobilizam no final desta noite mais de 1.700 operacionais.

Ver comentários
Saber mais Águeda Arouca Anadia Préstimo Autoridade Nacional de Protecção Civil Vale de Cambra Castelo de Paiva Santa Comba Dão Viseu Vila Real Montalegre Caminha Porto Aveiro Madeira incêndios
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio