Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Autoridades alertam para possibilidade de cheias do Douro em Porto e Gaia

O Centro de Previsão e Prevenção de Cheias (CPPC) do rio Douro alertou hoje para a possibilidade de inundações nas ribeiras do Porto e de Vila Nova de Gaia, devido ao mau tempo em conjugação com a preia-mar.

Paulo Duarte
10 de Janeiro de 2016 às 16:22
  • 2
  • ...

"As condições de preia-mar de marés vivas com ondulação do quadrante oeste de quatro a cinco metros de altura previstas às 15:11 horas locais, retarda os caudais de escoamento no troço do rio Douro da Foz a Crestuma, podendo agravar as necessidades de descarga da albufeira de Crestuma, com possível inundação na Ribeira do Porto/Gaia, de Miragaia e Alfândega, situação que será acompanhada", pode ler-se no comunicado enviado pelo CPPC.

 

Na sequência do mau tempo que se tem feito sentir nas últimas horas, o CPPC refere que "a situação hidrológica que se prevê nas próximas seis horas, associada a solos já saturados (...), conjugam a probabilidade de redução do escoamento superficial e/ou subsuperficial, daí resultando grandes possibilidades de inundações rápidas e de alterações de caudais em albufeiras já anteriormente sujeitas às descargas de compensação do rio Douro, o que pode provocar inundações nas zonas mais baixas, tradicionalmente mais susceptíveis a inundações da área de Amarante e do Peso da Régua".

 

Contactada pelas 15:00, fonte do CPPC indicou ainda não ser possível afirmar que a cota do rio Douro se encontrava cheia, mas que havia pontos mais baixos a serem afectados na ribeira do Porto, tendo já sido alertados quer proprietários quer a Protecção Civil.

 

"Há uma tendência de subida e vamos acompanhar nas próximas horas", disse à Lusa a mesma fonte, realçando que a preia-mar estaria a ocorrer nesse momento.

 

Contactados pela Lusa cerca das 15:00, os Sapadores Bombeiros do Porto e o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto disseram não ter registo de qualquer inundação devido à subida do rio Douro.

 

Já do lado de Gaia, o Comandante da Protecção Civil alertou para a possibilidade de, durante a preia-mar a partir das 15:00, as águas do Douro poderem subir, afectando as áreas ribeirinhas do concelho.

 

Segundo Salvador Almeida, há várias equipas em toda a orla fluvial de Gaia "a alertar as pessoas para estarem atentas" a uma subida do rio Douro.

 

No centro histórico de Gaia e na Afurada, pelas 15:00 o rio ainda não tinha subiu as margens mas, e de acordo com o comandante, em "Crestuma já está na estrada".

 

A protecção civil registou hoje mais de 130 ocorrências no distrito do Porto por causa do mau tempo, na sua maioria inundações, com os concelhos da Maia e Matosinhos a serem os mais afectados durante a manhã.

 

O distrito do Porto é um dos 10 que estão com aviso laranja (o segundo mais grave) emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a que se juntam os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Aveiro, Viseu, Lisboa, Setúbal, Leiria e Coimbra, os últimos quatro por causa da agitação marítima.

Protecção civil registou 457 ocorrências

Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) registou entre as 00:00 e as 15:00 de hoje 457 ocorrências devido à chuva e ventos fortes, sendo os distritos do Porto e Viseu os mais afectados.

 

"Temos a registar 457 ocorrências, estando no terreno 1.431 operacionais, apoiados por 567 veículos", disse à Lusa o adjunto de operações da ANPC Marco Martins.

 

Segundo o responsável, das 457 ocorrências, mais de metade (265) estão associadas a cheias e inundações, sendo as restantes quedas de estruturas, quedas de árvores e deslizamentos de terras, entre outros.

 

Marco Martins disse ainda que o distrito do Porto é o mais afectado pelo mau tempo, com 136 ocorrências, seguido de Viseu (84), Coimbra (57) e Aveiro (47).

 

O adjunto de operações da ANPC lembrou que a previsão meteorológica aponta para um agravamento do vento para a tarde, principalmente a norte do Cabo Carvoeiro e nos distritos de Viseu e de Vila Real.

 

A partir das 21:00, é esperado um "ligeiro desagravamento" das condições meteorológicas, acrescentou.

 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de seis para 10 os distritos em aviso laranja, o segundo mais grave, por causa do mau tempo, prevendo agitação marítima também em Lisboa, Setúbal, Leiria e Coimbra.

 

Ao início da manhã, o aviso laranja tinha sido accionado para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro e Viseu, mas cerca das 12:20 passou a abranger mais quatro distritos, tendo em conta a agitação marítima.

 

Beja, Guarda, Castelo Branco e Faro estão com aviso amarelo.



 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio