Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Austeridade em Itália chega aos Maseratis do Governo

Itália tem dez vezes mais carros oficiais do que França, Alemanha e Reino Unidos, muitos deles veículos de luxo, como Maseratis, que o ministro das reformas da administração pública quer agora cortar.

13 de Maio de 2010 às 10:13
  • 6
  • ...
Itália tem dez vezes mais carros oficiais do que França, Alemanha e Reino Unidos, muitos deles veículos de luxo, como Maseratis, que o ministro das reformas da administração pública quer agora cortar.

De acordo com o "Finantial Times", as tentativas de reduzir os gastos em Itália estavam a correr bem quando o alvo eram os funcionários públicos, mas o ministro das reformas da administração pública, Renato Brunetta, está agora a enfrentar a tarefa de convencer os ministérios e governos locais a reduzir as suas frotas de limousines.

Como relata o jornal, muitos Maseratis, que custam mais de 150 mil euros cada, são vistos diariamente às portas dos ministérios em Roma, fazendo parte de uma frota que, segundo a imprensa, totaliza mais de 626 mil veículos oficiais. Um número dez vezes superior ao que existe em França, Alemanha e Reino Unido, e que terá aumentado em 50 mil veículos só nos últimos três anos.

No site do ministro das reformas da administração pública, Renato Brunetta diz que ainda não sabe quantos carros existem, daí que o primeiro passo no seu plano de racionalização seja saber quantos são, a quem pertencem e o que custam.

Falta ver, diz o FT citando fonte do governo, se os ministérios e os governos locais vão cooperar. "Brunetta tem muita gente contra ele. Fez muitos inimigos ", acrescenta a fonte.

O ministro das Finanças italiano reduziu na semana passada as suas previsões para o crescimento económico do país e anunciou um esforço adicional para reduzir o défice orçamental de 25 mil milhões de euros - 1,6% do PIB – em 2011 e 2012.

A frota automóvel do governo é vista por muitos italianos como um sinal do despesismo na administração.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio