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As 50 medidas do Programa de Redução da Despesa Pública (act.)

O ministro das Finanças apresentou hoje as 50 medidas que constam no Programa de Redução da Despesa Pública, a aplicar nos próximos dois anos, que o Negocios.pt aqui disponibiliza. O objectivo é atingir o equilíbrio orçamental em 2004.

22 de Junho de 2001 às 16:34
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O ministro das Finanças Joaquim Pina Moura apresentou hoje as 50 medidas que constam no Programa de Redução da Despesa Pública (PRDP), a aplicar nos próximos dois anos, cuja lista o Negocios.pt aqui disponibiliza.

O programa prevê o equilíbrio orçamental em 2004.

 

Medidas

Acções

Prazo do efeito

Montante redução  (contos)

Montante  redução (euros)

1 Limitar o crescimento da despesa primária a 4% por ano Controlar o crescimento da despesa corrente primária, fixando um tecto de referência de 4% ao ano, eventualmente ajustado em função da taxa de inflação 2002 e 2004    
2 Reduzir drasticamente e de imediato a admissão de novos funcionários Conter até final de 2002 a admissão de novos funcionários, não permitindo a contratação a termo certo excepto para empregos sazonais      
3 Utilizar a bolsa de emprego para flexibilizar a gestão de recursos humanos Aumentar a mobilidade, viabilizando uma verdadeira gestão de recursos humanos      
4 Não efectuar novas reestruturações de carreiras até final de 2003 Não efectuar novas reestruturações de carreiras até final de 2003      
5 Moderar os aumentos salariais Garantir aumentos salariais moderados na negociação para 2002 2002    
6 Permitir um endividamento do controlo da Administração Local Limitar o Orçamento de Estado a utilização anula da capacidade de endividamento da Autarquias 2002 e seguintes    
7 Acompanhar a criação de empresas municipais Criar um mecanismo que centraliza informação necessáreia para o acompanhamento da criação destas empresas, seu investimento e sistemas remuneratórios      
8 Aprovar uma lei de Estabilidade Orçamental 2002 e seguintes Estabelecer em lei a solidariedade dos subsectores, através de proposta de lei 2002 e seguintes    
9 Eliminar uma incorporação do segundo semestre de 2001 no SMO e reapreciar as incorporações de 2002 Não efectuar a incorporação do remanescente de 2001 e reapreciar as incorporações de 2002 até final do ano Imediato 2,45 Milhões de contos em 2001 12,22 Milhões de euros em 2001
10 Reformar a gestão do Serviço Nacional de Saúde (SNS) Alterar o estatuto jurídico de um conjunto de hospitais, por forma a ser praticado um sistema empresarial 2002 e seguintes 35 milhões de contos 174,58 Milhões de euros
11 Racionalizar a despesa do SNS e combater o desperdício

 

Implementar um programa de racionalização da despesa 2002 e seguintes 25 Milhões de contos por ano 124,70 Milhões de euros por ano
12 Reforçar o controlo da despesa na ADSE e nos outros subsistemas de Saúde Constituir uma holding para os subsistemas que negociem e acompanhem convenções; que disponha de uma unidade comum de auditoria convencionados; articule acções inspectivas e de controlo   10 Milhões de contos por ano 49,88 Milhões de euros por ano
13 Gerir conjuntamente os serviços sociais

 

Gerir conjuntamente serviços sociais racionalizado custos e dando maior equidade e homogeneidade a benefícios e apoios   3 a 4 MC/ano 15 a 20 ME/ano
14 Regulamentar no prazo de um ano a convergência gradual do regime da CGA para o da Segurança Social Acelerar a regulamentação da Lei de Bases da Segurança Social   20 MC/ ano 100 ME/ano
15 Implementar um programa de extinção de Serviços Públicos Aprovar no espaço de 30 dias uma lista de direcções-gerais, fundos e serviços a extinguir até final de 2001 2002 e seguintes    
16 Não permitir a criação de novos Serviços Não permitir a criação de novos serviços, excepto se acompanhados de medidas que permitam reduzir a despesa pública pelo menos no mesmo montante Imediato    
17 Reapreciar sistematicamente e racionalizar os quadros de pessoal Não permitir alterações dos quadros de pessoal, com excepção das que resultam da lei ou de sentença judicial ou das que reduzam custos Imediato    
18 Reapreciar até final de 2001 grandes projectos de investimento em processo de decisão Suspender até final de 2001 grandes projectos de investimentos público, tendo em vista a sua re-análise      
19 Melhorar o acompanhamento dos grande projectos de investimento público e as parceiras público-privado Criar na Direcção-Geral do Tesouro uma anuidade especializada na avalaiação e orçamentação dos grandes projectos de investimento público      
20 Avaliar e acautelar os custos correntes dos projectos de investimento Fazer acompanhar os projectos de investimento de uma avaliação da despesa corrente por eles gerada em anos futuros      
21 Reestruturar e redimensionar o Sector Empresarial do Estado (SEE) Criar um sistema e uma base de dados financeiros sobre o SEE      
22 Reavaliar o preço dos bens e serviços públicos, sem prejuízo das opções de política social Reavaliar o preço, face ao custo ou valor de mercado, dos bens e serviços, designadamente dos prestados em situações de concorrência e para consumo individual 2002 e seguintes Dependente da racionalização da procura  
23 Cortar as dotações congeladas ao abrigo da Lei nº30-C/2000 (eliminar despesa corrente primária, ganho: 59 milhões de contos) Eliminar despesa corrente primária Imediato, inscrito na alteração do Orçamento de Estado 2001 59 MC 295 ME
24 Reduzir as horas extraordinárias Reduzir a curto prazo esta despesa em 30%, (excluindo o SNS) Imediato 3 MC/ ano 15 ME/ano
25 Rever os contratos de avença e tarefa Reduzir a curto prazo esta despesa em 50% Imediato 2,2 MC/ano 10,97 ME/ano
26 Congelar até final de 2002 as aquisições de edifícios

 

 

Não permitir a aquisição de edifícios que não estejam integrados num projecto de investimento Imediato 16MC/ano 79,81 ME/ano
27 Congelar até o final de 2002 as aquisições de material de transporte Só permitir a aquisição de ambulâncias e de veículos destinados a assistência médica, às forças armadas e de segurança, ao SNB e ao SNPC Imediato 3,7 MC 18,45 ME
28 Reduzir o dispêndio dos serviços em viaturas Tornar obrigatória a comunicação da frota de veículos dos Serviços; acabar com as opções de compra dos funcionários Imediato 0, 5 MC/ano 2,5 ME/ano
29 Reduzir as despesas em deslocações Tornar obrigatória a comunicação da frota de veículos dos Serviços; acabar com as opções de compra dos funcionários Imediato 0, 5 MC/ano 2,5 ME/ano
30 Gerir eficientemente aos meios financeiros do Estado absorvendo saldos de gerência excessivos Retomar como receitas do Estado receitas de taxas, etc, em excesso Imediato 1 MC em 2001 5 ME em 2001
31 Controlar a despesa com bonificações Estabilizar a dotação nos 80MC/ ano 2002 e seguintes 10 a 15 MC/ano 50 a 75 ME/ano
32 Reapreciar os suplementos remuneratórios e eliminar os casos que deixem de ter justificação

 

 

Promover a análise de todos os suplementos remuneratórios existentes; Eliminar os que não se mostrem justificados 2002    
33 Extinguir estruturas temporárias Proceder no prazo de 60 dias à extinção de imediato de todas as estruturas temporárias com excepção apenas daquelas que se justifique a sua manutenção Imediato    
34 Regulamentar os serviços mínimos Regulamentar com grande clareza e de forma exaustiva os serviços mínimos 2002 e seguintes    
35 Elaborar um orçamento plurianual Elaborar o OE para quatro anos, vinculativo no ano corrente e indicativo para os três anos seguintes: fixando «plafonds» para 4 anos e  avaliando o impacto orçamental de todas as medidas em 4 anos A eleborar de forma articulada o OE e o PEC    
36 Elaborar o Orçamento de Estado em duas fases Alterar a metodologia de elaboração do OE numa primeira fase apresentado para debate na AR os agregados macreoeconómicos e do Orçamento e num asegunda submetendo à AR a proposta do OE 2002 e seguintes    
37 Criar em cada ministério um «financial controller» Um «Financial controller» que responda perante o ministro da pasta mas é nomeado por este e pelo ministro das Finanças 2002 e seguintes    
38 Reduzir o grau de rigidez do OE e a assunção de encargos deficientemente avaliados Não serem aprovadas leis sem quantificação de encargos a curto prazo Efeito 2002 e seguintes    
39 Reforçar a disciplina na assunção de encargos plurianuais Avaliar encargos num horizonte de quatro anos; criar uma base de dados de compromissos plurianuais efeito 2002 e seguintes    
40 Limitar no tempo os subsídios e apoios desta natureza

 

 

Prever para novos subsídios ou benefícios ou de outra natureza, mecanismos de revisão e reavalização destes      
41 Adoptar um método de orçamentação que permita avaliar o desempenho de serviços Obrigar a implementação do Orçamento por objectivos Efeito 2002 e seguintes    
42 Dinamizar a unidade de tesouraria do Estado Utilizar os excendentes de tesouraria na redução das necessidades de financiamento do Estado Imediato 5 a 10 MC/ano 25 a 50 ME/ano
43 Melhorar  a gestão do património do Estado a Administração Pública até final de 2002 Deteminar que a venda de imóveis afectos ou na propriedade dos Serviços constitua, no todo ou em parte, receita geral do Estado Imediato 5 MC/ano 25 ME/ano
44 Aplicar o Regime de Administração Financeira do Estado a toda a Administração Pública até final de 2002 Obrigar todos os serviçºos públicos a integrarem o Regime de Administração Financeira do Estado 2002 e seguintes 5 MC/ ano 25 ME/ano
45 Obrigar a adopção do POCP a toda a administração pública até 2002 Generalizar a adopção do POCP, não permitindo aumentos de dotação orçamental nem transição de saldos a quem não tiver o plano para a sua adopção até final de 2001 2002 e seguintes    
46 Avaliar a despesa pública e melhorar a eficácia do controlo interno Reforçar a orçamentação por programas; Construir uma base de dados que contenha os objectivos a atingir a curto e médio prazo; Reforçar a realização de auditorias internas, para avaliar a despesa pública mas também para melhorar a gestão dos serviços      
47 Realizar auditorias externas aos Serviços As auditorias externas devem focar a organização dos serviços e da sua adequação à missão; no procedimento de gestão; na gestão de recursos humanos e adequação destes à necessidades do serviço

- Condicionar  as dotações de pessoal de Serviço aos resultados dessas auditorias

 
     
48 Promover a certificação das contas

 

 

Realizar externas sobre a execução orçamental e a situação patrimonial e financeira dos Serviços Públicos      
49 Definir um novo regime de responsabilidade por ilícitos financeiros Definir novo regime de responsabilidade por ilícitos financeiros, graduando melhorar as sanções e possibilitando uma aplicação célere destas Efeito 2002    
50 Contratualizar a autonomia de gestão dos Serviços Públicos Estudar um novo modelo de gestão de Serviços Públicos      

 

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