Notícia
APELEASE estima manutenção do crescimento na locação financeira em 2002
A Associação Portuguesa de Empresas de Leasing acredita que o crédito concedido pelas empresas de locação financeira cresça 11,7% este ano, um valor idêntico ao registado o ano passado, que totalizou 7,52 mil milhões de euros, disse Hélio Duarte.
Em conferência de imprensa, o mesmo responsável afirmou «estamos convencidos ter este ano um crescimento idêntico da nova produção ao que aconteceu em 2001».
Em 2001 o crédito concedido cresceu 11,7%, com o BCP Leasing a liderar com uma quota, em termos de valor, de 32,5%.
«Considero simpático este crescimento do crédito concedido em 2001», acrescentou o presidente da associação, que integra 24 instituições de locação financeira que operam em Portugal.
No que diz respeito à produção de «leasing» os valores registados em 2001 foram idênticos ao observado no ano anterior.
A produção de «leasing» imobiliário caiu 1,6% em 2001, atingindo os 907,6 milhões de euros. Em termos de números de contratos a queda foi de 7,8%.
No que se refere à produção de «leasing» mobiliário, registou-se em 2001 um crescimento de 0,4% face a 2000, cifrando-se nos 2,8 mil milhões de euros.
No primeiro trimestre deste ano a produção de «leasing» imobiliário «voltou a crescer» a um valor de 2,3%, enquanto a produção de «leasing» mobiliário decresceu cerca de 9%, disse Hélio Duarte.
O presidente da APELEASE acredita que esta tendência de queda da produção de locação financeira na área mobiliária se inverta ao longo do ano.